quarta-feira, 28 de abril de 2010

Brasil-te-vê

Existe um grande problema cultural no Brasil, concernente ao sentido de patriotismo.

Não que devamos fazer de tudo pela nossa pátria, morrer ou sei lá o quê. Não é isso.

O problema é que quando alguém se destaca no Brasil, ele é invejado como um concorrente. Cada um por si.

Nos Estados Unidos por exemplo já existe um sentimento de patriotismo que faz com que os cidadãos valorizem o que é produzido. Se você produziu e é bom, eu vou apoiar, porque a nossa nação ganha com isso. Em representação internacional.

No brasil não existe isso. É uma grande terra de índios com a inveja dominando as relações culturais. Onde não existe o sentimento de que eu ganho se você produz algo bom, você ganha se eu produzo algo bom.

A terra indígena ainda precisa crescer muito. E eu não vejo perspectivas para mudanças como essa que citei que é necessária.

Talvez esse texto já faça agora gerando consciência em quem o lê. Talvez esse texto já sirva de algo.

3 comentários:

Unknown disse...

Nós temos um longo caminho antes de vermos alguma mudança! Mas acredito que se cada um vigiar-se e buscar o melhor não só para si, mas para o todo... Aos poucos vai se alterando a realidade. Assim como você fez quando postou este texto.

Gutt e Ariane disse...

Nossa... aqui é assim nas pequenas coisas! A inveja domina nas relações com vizinhos, no trabalho, nas faculdades! Quando alguém se destaca, vira o alvo da inveja! Que dizer em relação a ter patriotismo? Mtos não sabem nem o hino do país...

Ronie John disse...

Pois é agora mesmo estava falando no jornal sobre a valorização que dão ao mel brasileiro ne exterior , enquanto aqui o consumo e muito pequeno . Isso serve pra tudo , cultura , arte em geral , produtos , etc .